Thursday, June 3, 2010
Monday, May 31, 2010
Thursday, March 18, 2010
Wednesday, March 17, 2010
Tuesday, March 16, 2010
Friday, March 12, 2010
Performance e colaboração artística
Tenho meu próprio projeto e acho que minha nova pesquisa tem muito haver com a proposta de pesquisa do lugar da performance em espaços urbanos. Gosto da idéia de processos-resultados estabelecendo diálogos artísticos com os espaços da cidade, colocando a própria performance como o espaço deste diálogo e acredito que a criação de imagens poéticas pode ressignificar os espaços e transformá-los através do olhar criando espaços poéticos. Acho necessário discutir o conceito de intervenção urbana e até onde este tipo de manifestação artística ainda é sinônimo de resistência político-cultural, investigando e nos colocando diante dos paradoxos e dos limites do que percebemos como cidade - mais especificamente como a capital turística que habitamos e vendemos, e nem sempre enxergamos realmente devido a este filtro.
Pra mim performance é potencial que se volta para um imprevisível entre-os-corpos e valoriza o potencial como privação ameaçadora, mas ao mesmo tempo como promessa. Vejo também uma relação do Projeto Andares com a questão da (não)identidade (que também tem haver com meu projeto). Vejo a identidade pelo viés da instabilidade e do que é precário, do estar em um constante processo de transformação, mas que é perene, e que cabe relacionar com o espaço urbano. Assim acho que pode-se criar uma espécie de movimento da identidade que se mobiliza em relação ao espaço-tempo, à medida que nele entra em contato com o outro e consigo, absorvendo experiências e criando fantasias, seja pela falta ou pela negação de outras realidades-identidades. Esta característica instável da performance sugere uma sensação de precariedade, uma vez que se trabalha como inacabado, mas que já está deteriorado.
Tuesday, March 9, 2010
Yo! Cleistenes Grott
Monday, March 8, 2010
Suzana
Produção artística Bugila
Bruno Bachmann
Wednesday, March 3, 2010
Pacote de Leituas
Nele vocês vão encontrar 4 textos chave e mais 3 complementares.
Não são textos longos, mas complexos, portanto recomendamos que comecem a leitura o quanto antes! Não deixem pra ler no ônibus, mesmo que você venha de Lages!!! ;)
Muitas atividades vão ser baseadas em conceitos e propostas desse material então não deixem de vir preparados.
Como temos uma diversidade bem grande no grupo, não se desespere caso algum dos textos te pareça difícil. Leia com calma, se atenha às partes que considerar mais relevantes- encare como um passeio, uma caminhada pela cidade: um passo depois do outro. Preste atenção aos detalhes que se apresentarem à tua atenção naquele momento, viaje quando não houver nada interessante, mas siga em frente. Da mesma forma, se algum texto te parecer simples, separe os conceitos principais e conecte com outras referências que você já tem. As leituras complementares são desdobramentos dos textos principais para aqueles que quiserem se aprofundar.
Dois texto-base são traduções livres que fizemos de originais ainda não publicados em português- portanto, perdão por eventuais erros de digitação e incongruências- demos o melhor de nós para tornar este material super interessante acessível. Os textos complementares são em inglês, não se preocupe se você não conseguir lê-los, guarde-os para uma próxima oportunidade.
Caso você já tenha lido algum dos artigos, re-leia. Como escreveu Jorge Luiz Borges
" O melhor prazer é o da releitura- pena que para desfrutá-lo tenhamos que ler pela primeira vez."
Se você quer começar logo e não quiser esperar pelo correio podemos enviar algum dos textos em PDF por email. Aos que vivem em Florianópolis, é possivel buscar o Pacote na Vinil Filmes ou na UDESC- entre em contato conosco.
Traga seu pacote para a Residência, com suas anotações, dúvidas e rabiscos.
Postaremos a lista dos artigos hoje de tarde aqui no blog.
Abraços
Bianca
Monday, February 22, 2010
Selecionados!!
Devido ao grande número de propostas recebidas foram abertas 3 vagas extras, totalizando 10 participantes.
Confira a lista dos selecionados e dos suplentes. Se você foi selecionado confirme sua participação até dia 27.
A todos que se inscreveram, fiquem de olho e esperamos vocês para 2011!
Angela Waltrick – Lages
Adrian Herberto Guzman (MakeOne) – Itajaí
Asdra Martin – Florianópolis
Cleístenes Grott – Florianópolis
Bruno Bachmann – Blumenau
Fernando Weber – Palhoça
Joelson Bugila - Criciúma
Marina Baldini – Florianópolis
Silmar Pereira – Florianópolis
Suzana Sedrez – Blumenau
Suplentes:
1. Vanessa Neuber - Blumenau
2. Régis Von Frühaulf – Florianópolis
Monday, February 15, 2010
Perguntas Frequentes
1. Estou preocupado/a com os custos para participar do projeto, como vai funcionar?
r: Os selecionados de outras cidades receberão bolsa de participação que cobrirá custos da viagem, estadia e alimentação. A residência é gratuita para todos os participantes.Além disso serão oferecidos os pacotes de leitura, material de trabalho e produção e todos os custos de produção do vídeo.
2. Sou musicista/músico, posso me inscrever?
r: Sim! Priorizaremos a diversidade de mídias e todos os participantes terão a oportunidade de engajar seu vocabulário artístico nas dinâmicas propostas. Não significa que você necessariamente vai "cantar" durante as intervenções- mas poderá trabalhar com ritmica, por exemplo (aliás, teremos uma leitura excelente de Henri Lefebvre que aborda esse tema em relação à cidade- tema para um próximo post). Vale para todas as áreas. Nossa estrutura permite o trabalho conjunto e experimentação em diversas técnicas criativas.
3. Sou grafiteiro, vou poder grafitar as paredes do Edifício?
r: Nossa responsabilidade com o DEINFRA é a de uma ação que não deixará resíduos físicos no Prédio, mas teremos outros suportes disponíveis e várias técnicas de experimentação que permitirão o uso de técnicas graffite, expandidas claro (vide os textos de Iain Borden que indicamos no último post)!
4. Sou VideoMaker, não entendi como se dará minha participação na residência e na produção do vídeo.
r: Assim como todos os artistas, você participará de todas as dinâmicas, engajando e improvisando a partir de sua linguagem de conforto. Poderá fazer captação de imagens, projeção, elaboração das tomadas, ângulos etc... Detalhes quanto ao equipamento serão acordados com os selecionados.
A edição final do vídeo, todavia, será coordenada por Loli Menezes e ocorrerá após o encerramento da residência.
Saturday, February 13, 2010
Skate, Graffitti em teoria de Arquitetura
Pra começar indicamos o trabalho de Iain Borden, Professor da UCL, em Londres, comentador Urbano, historiador da arquitetura e skateborder.
Borden tem um trabalho super interessante sobre corporealidades na cidade. Um de seus livros mais conhecidos entitula-se Skateboarding, Space and the City: Architecture and the Body onde ele trata da prática do skate a partir de como esta nos possibilita sentir a cidade de uma forma praticamente sensual e estabelecer uma conexão física muito intensa com as texturas, com as possibilidades de movimento contidas no espaço. Parte do livro pode ser lida no google books, aqui. Sempre pensamos muito sobre como essas atividades, de skate, de graffite tem como consequência essas novas corporealidades nos espaços urbanos: a fuga, a descoberta de espaçacos sem uso, de outras funções às superfícies e Borden aborda esses temas com muita clareza, sempre articulando em relação às teorias de arquiteura.
No pacote de leitura que distribuiremos aos participantes do projeto estará incluido o texto de abertura do livro editado por ele, " A cidade desconhecida. Contestando arquitetura e espaços Sociais" (The Unknown City: Contesting Architecture and Social Space, (MIT Press, 2001). Iain Borden, Jane Rendell, Joe Kerr with Alicia Pivaro (eds.).
Aqui um vídeo curtinho narrado pelo pesquisador.
Thursday, February 4, 2010
Chamada para inscrições
ANDARES
residência artística em exploração urbana
4 dias de workshops e intervenções no Edifício das Diretorias e no centro de Florianópolis de 16 a 19 de março.
Coordenação e direção: Bianca Scliar e Loli Menezes
INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 21 DE FEVEREIRO.
Andares é um projeto de Residência Artística que privilegia processos coletivos de pesquisa e criação, onde os participantes experimentarão ferramentas inspiradas em diversas mídias para o aprimoramento de técnicas de engajamento com o espaço urbano.
A rotina diária incluirá trabalho em estúdio, discussões teóricas, ações na cidade e intervenções no Edifício das Diretorias.
O projeto será concluído com a produção de um vídeo, resultado do processo criativo do grupo.
Encorajamos inscrições de artistas visuais, performers, vídeomakers, bailarinos, arquitetos, músicos, professores e estudantes de artes, bem como curadores, residentes no estado de Santa Catarina há pelo menos um ano.
Os selecionados receberão bolsa de participação que cobrirá custos de viagem e estadia no período da residência.
O critério de seleção considerará a diversidade das mídias, relevância do tema em trabalhos prévios e proveniência dos inscritos, visando compor um grupo heterogêneo de participantes.
Envie a ficha de inscrição (download na barra lateral do blog) junto a uma carta de intenção e imagens de trabalhos prévios para projetoandares@gmail.com
Telefone para contato: (48) 91026153