Saturday, February 13, 2010

Skate, Graffitti em teoria de Arquitetura

Olá visitantes e interessados em Andares. Estaremos a partir de agora sempre postando links, notícias e textos que estão relacionados ao Projeto.
Pra começar indicamos o trabalho de Iain Borden, Professor da UCL, em Londres, comentador Urbano, historiador da arquitetura e skateborder.
Borden tem um trabalho super interessante sobre corporealidades na cidade. Um de seus livros mais conhecidos entitula-se Skateboarding, Space and the City: Architecture and the Body onde ele trata da prática do skate a partir de como esta nos possibilita sentir a cidade de uma forma praticamente sensual e estabelecer uma conexão física muito intensa com as texturas, com as possibilidades de movimento contidas no espaço. Parte do livro pode ser lida no google books, aqui. Sempre pensamos muito sobre como essas atividades, de skate, de graffite tem como consequência essas novas corporealidades nos espaços urbanos: a fuga, a descoberta de espaçacos sem uso, de outras funções às superfícies e Borden aborda esses temas com muita clareza, sempre articulando em relação às teorias de arquiteura.
No pacote de leitura que distribuiremos aos participantes do projeto estará incluido o texto de abertura do livro editado por ele, " A cidade desconhecida. Contestando arquitetura e espaços Sociais" (The Unknown City: Contesting Architecture and Social Space, (MIT Press, 2001). Iain Borden, Jane Rendell, Joe Kerr with Alicia Pivaro (eds.). 
Aqui um vídeo curtinho narrado pelo pesquisador.

No comments:

Post a Comment