Thursday, June 3, 2010

Em abril de 2010 dez artistas catarinenses foram selecionados pra participar de uma residência de pesquisa e criação no Edifício das Diretorias, marco da arquitetura modernista de Santa Catarina e atual sede as secretarias de infraestrutura e transportes do Estado.
A corajosa proposta transformou temporariamente um espaço de decisões burocráticas e pragmáticas sobre as estruturas e configurações das cidades catarinenses em ambiente de investigação de procedimentos criativos.
A residência, além de discussões teóricas, constituiu-se de uma ocupação do prédio por quatro dias pelos participantes, que, puderam nesse período observar e alterar os usos, fluxos e arquiteturas do edifício de forma efêmera e experimental. Todo o processo, cuidadosamente documentado, originou um vídeo (dur. 20 min.), onde propomos uma arqueologia radical do prédio, além de apresentar plástica e performaticamente questões sobre as disciplinas que analisam e decidem as configurações das cidades e dos espaços públicos hoje.

1 comment:

  1. olá,

    parabéns pelo projeto. fico muito contente com as iniciativas. adoraria poder assistir ao vídeo. alguma nova exibição programada?

    jane

    ReplyDelete